quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

My Winery - Nossos Vinhos



Ontem fomos à degustação do primeiro Merlot Branco do Brasil, quiçá do mundo. Digo isso, vocês vão entender porquê daqui a pouco, quando falarmos do vinho da Dunamis. Um evento assim só poderia ser na My Winery, uma adega inovadora na capital que vem com uma proposta de valorizar os vinhos nacionais. Vamos aos fatos.

Os proprietários da My Winery voltaram, recentemente, de Londres após uma temporada de oito anos na Europa. Chegaram com a bagagem cheia de conhecimentos culturais, e claro, principalmente sobre vinhos. A adega funciona com uma loja on-line e um estabelecimento no Parque das Laranjeiras.

O conceito da adega é de evidenciar o vinho nacional, que são tão bons quanto os vinhos internacionais ou melhores. Além da loja virtual, a My Winery faz também entregas para eventos com consignação e comercializa acessórios para vinhos. O ambiente é muito aconchegante e os proprietários extremamente solícitos, aptos a auxiliarem na escolha de um bom vinho.

Em meio a um clima descontraído, jovem e envolvente sem perder o glamour, nos foram apresentados os vinhos da vinícola gaúcha Dunamis, e é claro a grande estrela da noite, o Merlot Branco. Esse vinho não deve ser confundido com o Merlot Blanc, que é uma variedade de uvas brancas. O Merlot Branco da Dunamis, é elaborado com tradicionais uvas Merlot tintas, através do método de elaboração dos vinhos brancos jovens, e o resultado é surpreendente.


O vinho é realmente branco, digo isso porque em outras tentativas de vinícolas internacionais, o Merlot Branco é de fato um Rose. Dunamis veio para mostrar que sabe o que faz e faz com excelência. Embora o processo de elaboração de vinho branco com uvas tintas seja simples, basta não utilizar a casca da uva e vinificar somente a polpa branca, o Merlot Branco da Dunamis tem uma técnica, guardada a sete chaves para manter a cor única e o sabor esplêndido.



A inovação da Dunamis não se resume a isso. É uma vinícola de potencial, como diz o nome. A idéia é adaptar o vinho ao clima e à descontração brasileira. Como disse o crítico inglês, Oz Clarke, o brasileiro tem que tirar o paletó e a gravata do vinho e vestir uma camisa de praia, pegar uma garrafa e seguir para a piscina. Os vinhos da Dunamis vieram para quebrar esse paradigma. Tiraram a roupa de gala do vinho e nos chamaram para dançar. Com vinhos refrescantes, muito aromáticos, leves e saborosos.

Eu, Manoella Porto, fiquei mais impressionada com o vinho Rose, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon. Confesso que tenho um pouco de preconceitos com vinhos Roses, mas esse foi uma incrível surpresa agradável. Um vinho Rose Cabernet Sauvignon, eu, na minha insignificância, nunca tinha visto, e adorei.

Já Carolina Leão, apreciou o Moscatel. Muito aromático, levemente doce e suas borbulhas despertam todas as papilas gustativas liberando um sabor incrível e refrescante.

Convidamos todos a fecharem contas na My Winery, principalmente com os diferenciados vinhos da Dunamis.

  

  
Cabernet Sauvignon Rose                  Merlot Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário